fbpx

Quanto tempo seus filhos passam conectados?



Vamos iniciar logo tratando da pergunta que demos ao título deste texto. Você já parou para contabilizar quanto tempo seus filhos passam conectados? Com férias e pandemia com certeza são algumas horinhas por dia, não é? Com cada vez mais jovens e crianças utilizando a internet e passando cada vez mais tempo online, o assunto vem preocupando pais e especialistas.
Em todo o mundo o acesso à internet entre as crianças vem aumentando. E no Brasil não é diferente. Conforme a última pesquisa da TIC Kids Online Brasil, em 2018 14% das crianças de 9 a 17 anos do país não tinham acesso à internet. Em 2019 esse número caiu para 11%.
É claro que esses dados podem revelar uma série de situações, como o acesso às aulas remotas em tempos de pandemia. 11% das crianças do país não puderam contar com essa modalidade no último ano. Vale destacar que a pesquisa foi realizada entre os meses de outubro de 2019 a março de 2020.
Mas hoje vamos falar daqueles 89% de crianças e jovens que estão conectados. O que estão fazendo e quanto tempo passam em frente às telinhas?

Tempo ideal de acesso

Primeiro vamos falar do ‘mundo ideal’, daquele em que especialistas se orgulhariam de estudar e relatar. Neste mundo as crianças passariam, no máximo, duas horas por dia com acesso à internet. E com intervalos, é claro. Nada de ficar as duas horas em frente às telinhas e sem pausa hein. Então vamos novamente a pergunta. Você sabe quanto tempo seus filhos passam conectados?
Agora a realidade… Um levantamento divulgado pela AppGuardian (aplicativo de controle parental) em 2019, realizado com crianças de 5 a 15 anos, mostrou que a média de permanência no celular é de 5,7 horas por dia, de segunda a quinta-feira. Aos finais de semana a média ainda aumenta para 6,9 horas/dia. Aqui ressaltamos que a pesquisa apontou o celular, deixando de fora as outras telinhas.

E por aplicativos, quanto tempo seus filhos passam conectados?
A mesma pesquisa realizada pelo AppGuardian mostrou quais os sites preferidos da criançada. Somente no Youtube Kids e Go, eles passam 47 horas ao mês. São quase dois dias inteiros assistindo a vídeos dos canais.
Além do tempo no Youtube, o App mostrou que 35% do tempo é gasto em jogos, 30% nas redes sociais, 20% em apps de entretenimento, 10% em aplicativos de mensagens e 4% navegando na internet. Bastante tempo não é? Conforme o Guardian, entre os 20 aplicativos mais usados, jogos e redes sociais consomem mais de 50% do tempo das crianças.

Entre os pequeninos

Até agora estávamos falando de crianças acima de cinco anos. Mas o quanto tempo seus filhos passam conectados quando ainda tem menos de cinco anos? A Viacom publicou pesquisa, em 2017, afirmando que as crianças brasileiras entre 2 e 5 anos passam 50% a mais de tempo semanal na internet do que a média global. Pois é, os pequeninos também não escapam…

Depois de ler este texto aposto que você está pensando quanto tempo seus filhos passam conectados, não é? Mais benefícios ou mais malefícios as novas tecnologias estão trazendo às nossas casas? Boa pergunta não é? Fique ligado, que o Clube da Robótica trará conteúdos semanais pra você.