fbpx

Uso excessivo da internet entre crianças. Como lidar?

Jogos, vídeos, redes sociais, pesquisas. Em época de pandemia, não há como dissociar as crianças das telinhas, não é? Ainda mais em período de férias e isolamento social. Apesar dos riscos, o uso excessivo da internet entre crianças aparece na maioria das casas, e não somente em uma faixa etária exclusiva…
Pesquisas demonstram, além do dia a dia, que a internet está sendo apresentada cada vez mais cedo para os pequenos. Desde bebês, o uso já é incentivado. Quem nunca se deparou com um pequeno sendo ‘silenciado’ por um vídeo musical no celular dos pais? Os benefícios, os pais garantem: um momento de sossego ao menos. Mas os malefícios não são conhecidos por todos…

Pesquisa britânica aponta que uma hora de utilização de eletrônicos corresponde a 15 minutos a menos de sono. Somente para os adultos estes números já são alarmantes. Mas as crianças são as maiores prejudicadas já que boa parte de seu desenvolvimento depende das boas horas de sono.
Sim, sabemos que a realidade que se apresenta, bem como o futuro que nos aguarda, tende a incentivar o uso excessivo da internet entre as crianças, e de adultos também, mas queremos mostrar que a utilização pode ser moderada. Saiba como:

Família como mediadora


Cabe às famílias verificar o acesso e monitorar o tempo em que os pequenos ficam em frente às telinhas. Uma boa conversa já pode evitar o uso excessivo da internet entre as crianças, além de conteúdos e sites inadequados. Ao saber dos malefícios, os pequenos podem começar a se policiar quanto à utilização dos aparelhos. Definir horários e páginas de acesso são boas maneiras de mediação. Além disso, as permissões conforme a faixa etária dos filhos também podem ser grandes aliadas dos pais.

Com a ajuda de Aplicativos


Além daquela olhadinha básica no histórico de navegação, os pais podem contar com a ajuda de aplicativos para o monitoramento na utilização da internet. Hoje há diversas possibilidades no mercado.

Incentivar novas atividades para amenizar o uso excessivo da internet entre as crianças


Sem aglomerações, é claro, mas os pais podem incentivar diversas outras atividades para evitar o uso excessivo da internet entre as crianças. Esportes, brincadeiras ao ar livre, jogos de tabuleiro, instrumentos musicais, livros. Essas atividades devem fazer parte do dia a dia das crianças. As refeições em família também podem estar a favor dos pais. Conversas e risadas podem propiciar ótimos momentos sem estar em meio a teclas e telas.

Essas foram algumas dicas de como evitar o uso excessivo da internet entre as crianças. Se você tem mais alguma, e queira compartilhar, deixa um comentário. Fique atento, o Clube da Robótica trará conteúdos semanalmente para vocês. Pais e filhos antenados no mundo das tecnologias!
Quer saber mais sobre um assunto? Pergunta pra gente…