Clube da Robótica vence Inatel em amistoso da IronCup

As competições acontecem de 24 a 26 de fevereiro, mas o Clube da Robótica já teve o gostinho de participar da IronCup 2021 na manhã desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro. Em amistoso, a Startup de Ponta Grossa ganhou o combate de robôs na categoria Sumô Mini 500 g. E ganhou de uma das empresas organizadoras do evento, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O IronCup é organizado ainda pela RoboCore. “É muito bom voltar às competições, mesmo sendo online”, avalia o CEO do Clube, e competidor, Evandro Kafka.

Em virtude da pandemia, o IronCup está sendo realizado pela primeira vez 100% online. Segundo o coordenador do evento, o professor Walderson Saldanha, as mudanças elevam o evento para um patamar mundial. “A possibilidade de criar um evento internacional, com um alcance muito maior, vai trazer bons frutos no futuro. Eu digo que a IronCup não será mais como era. Estamos criando um novo modelo.”, acrescentou.

Para Paulo Lenz, CEO da RoboCore, essa será a primeira competição 100% remota envolvendo diversas categorias ao mesmo evento. “Apesar de não ser um evento presencial, acredito que as pessoas terão uma ótima experiência, possibilitando interação e troca de experiências durante os três dias de competição, assim como ocorre nos eventos presenciais que realizamos no Inatel”, completou.

Um pouquinho dessa “ótima experiência”, a equipe do Clube da Robótica já sentiu hoje. “Os robôs utilizados não são montados por nós. Mas toda a programação é nossa”, explica Kafka, destacando as estratégias utilizadas no ringue. Esta é a segunda vez que o Clube participa da competição na categoria Sumô Mini. Em 2019, no 2 Summit da Católica de Santa Catarina, já ficou entre os primeiros, conquistando o terceiro lugar.