fbpx

Ada Lovelace, Grace Hopper, Karen Sparck Jones. Você já ouviu falar de algum desses nomes? Certamente a maioria dos leitores vai dizer que não. Apesar de famosas e essenciais para a história da tecnologia no mundo, elas não tiveram o reconhecimento necessário, mas, com certeza, foram mulheres que marcaram a história da TI.
Nesta Semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher queremos dar destaque a algumas destas guerreiras que se arriscaram em uma época em que não tinham muitos direitos. Essas mulheres que marcaram a história da TI, mesmo sem recursos, e sem incentivo algum elas quebraram barreiras e deixaram suas marcas no mundo das ciências. Vamos conhecer algumas:

A primeira programadora Ada Lovelace

Augusta Ada King, a Condessa de Lovelace, foi simplesmente a primeira programadora da história. E nada de computadores não, pois na época ele não havia sido inventado. Por aqui ela não é muito conhecida, mas existe até uma semana para celebra-la. O Ada Lovelace Day ocorre entre 8 e 15 de outubro.
Nascida em 1815, Ada foi rejeitada por seu pai Lord Byron por ter nascido menina. Assim ficou somente sob a tutela de sua mãe que a colocou no caminho da matemática. Com seus algoritmos, ela acreditava que tudo poderia ser traduzido digitalmente e manipulado por máquinas. Com certeza foi uma das mulheres que marcaram a história da TI.
Ada estava muito a frente de seu tempo. Suas teorias só puderam ser comprovadas após a as tecnologias alcançarem o que já estava em sua mente, cem anos depois.

Evelyn Boyd Granville

Mulher e negra, a desenvolvedora foi a segunda mulher negra a contar com Doutorado em Matemática na Universidade de Yale. Sua carreira fez na IBM onde deixou sua marca no desenvolvimento de softwares em 1956. Além disso, era uma das integrantes da equipe de desenvolvimento do Programa Apollo, que levou os primeiros homens à Lua.

Irmã Mary Kenneth Keller

Falando em mulheres que marcaram a história da TI, uma religiosa também integra a nossa lista. Ela é considerada a primeira mulher a obter doutorado em Ciências da Computação em 1965. Além de suas contribuições na programação – publicou quatro livros – Mary foi defensora da inclusão de mulheres em sua área. Merece e muito estar entre as mulheres que marcaram a história da TI.

Mulheres e negras na Nasa

Recentemente três grandes mulheres que marcaram a história da TI tiveram suas histórias retratadas no cinema. “Estrelas além do tempo”, conta as trajetórias de três mulheres negras que lutaram por seus cargos na Nasa: Katharine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, em lima época extremamente racista.
Matemática, física e cientista espacial norte-americana, Johnson, fez os cálculos de reentrada da cápsula espacial que levou o astronauta John Glenn a orbitar a Terra. Vaughan, também matemática, a única supervisora negra da Agência. E Jackson a primeira engenheira negra da Nasa. Ah, o filme vale super a pena….

Com toda a certeza deixamos muitos nomes de mulheres que marcaram a história da TI de fora desta humilde lista. Aqui quisemos apenas dar um gostinho de alguns dos feitos da classe feminina. O Clube da Robótica quer que esta lista aumente a cada dia mais, por isso vem incentivando a participação de meninas em seus cursos e iniciativas. Saiba mais.